22/11/2013

RUBATO

Rubato. Então...

Fui me ligar da importância das traduções beeeeem tarde na vida, quando numa aula meu professor mandou o óbvio: rubato é roubado.

"Rubato" ainda era uma palavra da música, e não do italiano, dentro da minha cabecinha. Significava pra mim um quase ralentando, segurar, demorar. E foi então que o professore abriu uma cratera para caída de fichas: rubato não é segurado, é roubado, roubar o tempo. Muda tudo! Não é só segurar. Em música pode ser tanto roubar prum lado quanto pro outro, aquela liberdadezinha de moldar o tempo, sabe?

Infelizmente não me lembro qual era a música, mas no caso a sugestão era roubar um pouco de tempo do começo do compasso (ou seja, acelerar!) e repor no finzinho dele (com um levíssimo ritenuto de concretização de idéia).

Rubato (roubado): do italiano, particípio do verbo rubare (roubar).
Aqui 2 links pra definições em italiano das 2 palavras. Ambas tem o significado musical nos elencos das definições: em um é "movimento conduzido com certa elasticidade em relação aos valores das notas individuais", e no outro, "executado com certa liberdade".

http://www.wordreference.com/definizione/rubato (rubato e rubare)

http://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/R/rubato.shtml (rubato)

http://dizionari.corriere.it/dizionario_italiano/R/rubare.shtml (rubare)



17/11/2013

COMO A ARQUITETURA AJUDOU A MÚSICA A EVOLUIR


Esse vídeo é muito legal, o roqueiro David Byrne (da banda Talking Heads) fala sobre como a arquitetura influenciou a música ao longo da História (das igrejas góticas aos palcos atuais, passando pela invenção do microfone).

Aqui o link do Wikipedia em português pra saber quem é esse roqueiro e aqui o link em inglês (beeem mais completo).