11/05/2015

12 PENSAMENTOS VINDOS DO OUTRO LADO DO BIOMBO

por William James, publicado originalmente no blog do seu site.
12 THOUGHTS FROM THE OTHER SIDE OF THE SCREEN


Recentemente, durante uma audição para a Sinfônica de St. Louis, eu mantive um bloco de notas ao lado da minha cadeira e fiz algumas anotações que pensei que talvez sejam úteis para quem faz testes. Eles são uma combinação de sim’s, não's e de pensamentos gerais do ponto de vista da comissão. Eu sempre achei útil avaliar o meu desempenho a partir da perspectiva da comissão porque, afinal de contas, são eles que vão tomar a decisão.


1. Esteja correndo ao lado do trem antes de tentar pular dentro dele.

Ao iniciar um excerto ou solo, certifique-se o seu cérebro já está subdividindo no andamento que você quer. Se o seu tempo leva um ou dois compassos para se estabilizar, isso diz à banca que você não estava pronto para iniciar o trecho e que vai ter dificuldades com entradas na orquestra.


2. Ninguém espera uma fase de notas perfeitas. Sério!

Notas são importantes, mas o músico que as toca é infinitamente mais importante. A banca escolhe um colega, não um vencedor de uma competição. Eles querem alguém disposto a assumir riscos e contribuir para o resto do conjunto. Erros acontecem com todos.


3. Fundamentos são mais importantes do que ser perfeito nas notas.


Seguindo a mesma linha de pensamento do item 2, a comissão pode geralmente dizer a diferença entre um erro ocasional e um erro devido a um problema de fundamento na técnica geral de um candidato. Uma vez que a comissão te pega em um problema de fundamento, suas chances não são boas.


4. Cada som feito a partir da abertura da porta até o "Muito obrigado" está sendo julgado.


Isto pode parecer injusto, mas pense em quem deixa a melhor impressão. O candidato que fica tocando um pouquinho antes de começar, demora muito entre os excertos, faz muito barulho tirando as coisas do estojo, ou o candidato que anda em silêncio, toca de forma eficiente, toma o seu tempo, mas não se apressa, não precisa afinar, e metodicamente toca o que está na lista? Espero ter deixado esse ponto claro.

5. Não deixe técnica ditar a música.

Todo músico na história teve essa instrução dada por um professor, mas vale a pena repetir. Todos os instrumentos têm os seus desafios técnicos, mas aqueles que os fazem parecer fáceis são os profissionais e muito rapidamente se destacam do resto.

6. Toque primeiro a música, depois as notas.

Este ponto foi anotado enquanto eu ouvia os trompetistas tocando o começo da Promenade de Quadros de uma Exposição com notas perfeitas, mas com articulações radicalmente diferentes durante todo o trecho. Uma articulação consistente por todo o trecho é bem mais valorizado que notas perfeitas.

7. Um bom risco pode se destacar do resto.

Pense sobre a vida de uma comissão. Eles têm que sentar no mesmo lugar por horas a fio sem poder se mover, e têm de ouvir a mesma coisa de novo e de novo. Quando alguém faz alguma coisa um pouco diferente de um jeito bom, pode ganhar uns grandes pontos. A chave é ter certeza de que o risco é um dos bons.

8. Encontre alguns excertos na lista onde você possa ser incrivelmente expressivo.

Uma boa parte da lista de excertos de uma audição está testando questões técnicas. Certifique-se de aproveitar os que são sobre expressão. Use-os como uma oportunidade para emocionar a banca.

9. Não se desespere se a comissão lhe pedir para tocar algo de novo e de um jeito diferente.

Mais uma vez, pense nisso do ponto de vista da comissão. Por que eles  pediriam para ouvir algo de novo, se não tivessem gostado de alguma coisa? Eles podem saber qualidades do espaço que você não percebeu ainda e estão dando indicações para melhorar. Eles podem estar só testando a sua flexibilidade. Quase 100% das vezes que pedem para tocar de novo é uma coisa boa.

10. Peça para tocar algo de novo se você SABE que pode arrasar na segunda vez.

Você não tem muitas cartas desse tipo para jogar, mas é uma valiosa para usar quando precisar. Todos nós erramos. Pedir imediatamente para tocar algo outra vez e aí acertar em cheio mostra à banca que você sabe que a primeira vez não saiu bom e que foi uma casualidade. Isso pode ser impressionante.

11. Não toque muito cuidadosamente.

Isso pode passar despercebido por um excerto ou dois, mas vai acabar te pegando. No fim das contas tocar com excesso de cuidado soa chato, e você não quer essa característica associada ao seu jeito de tocar.

12 . Concentre-se nos começos de solos e excertos.

O foco da banca nunca será maior do que no início da sua vez. É da natureza humana. Ter certeza de que seu solo ou primeiro excerto começa sólido é muito importante. Lembre-se do item 1 e certifique-se de estar correndo ao lado do trem antes de pular dentro dele.

 

De jeito nenhum esses pontos englobam tudo, mas são alguns pensamentos que me vieram. Incluí uma foto da cadeira onde eu estava literalmente acampado, porque esta é a imagem que eu usava quando fazia audições. Este é o lugar onde a comissão vive por um dia inteiro. Eu queria deixar o seu trabalho fácil quanto a tarefa de me escolher. Tem muitos tópicos que eu poderia abordar, como o jogo mental da audição e como se preparar, mas esses pensamentos eram estritamente do ponto de vista da comissão. Pensei que poderia ser útil para aqueles que se preparam. Se você tiver quaisquer pensamentos a mais por favor, deixe-os abaixo.

(ou também nos comentários do artigo original - N. do T.)
 





 
 William James
Chefe de naipe de percussão da 
Orquestra Sinfônica de St. Louis, 
Estados Unidos.


 ___________________

Fotos do site de William James.

Tradução autorizada, por Helena Piccazio.

Sem comentários:

Enviar um comentário