QUEM SOU EU/ CONTATO


Oi, meu nome é Helena Piccazio e toco violino. Faz um tempo já... comecei com 10 pra 11 anos no dia 28 de novembro de 1990, aqui em São Paulo mesmo, com a Renata Jaffé. A casa dela tinha cheiro de breu, eu adorava. Naquela época eu ainda achava que iria ser arquiteta e que violino "era só um hobby". Quando eu vi eu tava na faculdade de música, FAAM, me fascinando com aquele monte de coisa que se aprende lá, meus preferidos eram Análise e Contraponto.

Depois daquela fase ligeiramente sem-saber-o-que-fazer-depois-da-faculdade, tocando na Orquestra Experimental de Repertório, na OSUSP e na Orquestra de Santo André, juntei um dinheirinho e fui pra Budapeste, fiquei lá 5 meses fazendo aula e fui aceita na Academia de Música de lá; só que sem dinheiro ou bolsa de estudos não pude cursar... Isso foi bem chato. Mas eu também tinha sido aceita na The World Orchestra, e foi então que participei da primeira turnê da minha vida: na China! Fiz mais 2 turnês com eles depois disso, as duas pela Europa. Isso foi muito legal!

Em 2006 fui estudar nos Estados Unidos, um conservatório pequeno na Flórida. Fiquei 3 anos lá. Nesse período rolou uma das coisas mais incríveis: participei da Academia do Festival de Lucerna, na Suíça, com nada mais nada menos que Pierre Boulez. É uma academia orquestral só com música contemporânea. Pra quem gosta, como eu, isso é o máximo!

Depois dos EUA fui pro norte da Itália, estudar em uma escola ainda menor que a da Flórida, numa cidade pequenininha chamada Pinerolo. Lá eu também morei 3 anos. Eu tinha 2 professores de violino: a Dora Schwarzberg e seu assistente Adrian Pinzaru. Eles são maravilhosos e eu amo eles de paixão. Na terra da ópera eu também tocava numa orquestra de ópera, no Teatro Regio de Parma, e foi lá que comecei a gostar de verdade desse gênero, ao ver, ouvir e participar do jeito como eles tocam a própria música.

Em 2012 voltei pra São Paulo e em 2014 entrei na Orquestra Sinfônica Municipal. Que delícia tocar nessa orquestra!

E o blog?

Quando estudava nos EUA eu descobri uma coisa sensacional: existe literatura sobre música clássica, sobre praticamente tudo que diz respeito à nossa atividade! Mas quase nada em português. Comecei a ler. Um mundo novo e gigante se abriu na minha frente: a música, o estudo, os testes, a técnica, tudo começou a fazer mais sentido, e a ser mais prazeroso também. E isso é só o começo, ainda tem muito pra ler e descobrir.

Eu virei uma curiosa. Resolvi fazer o blog como uma reunião das coisas que gosto e que acho que valem a pena ser compartilhadas. Espero que vocês gostem!

__________

Quer falar comigo? Perguntar? Sugerir? Avisar? Trocar figurinha? Um Papo? Nenhuma das anteriores?
Pode mandar uma mensagem pela fanpage do Papo de Violinista nesse link aqui, ou mandar um e-mail para papodeviolinista@gmail.com ou helenapiccazio@gmail.com
__________

E aqui uma entrevista que o Jean de Oliveira fez comigo para o canal dele no YouTube, o Violino Didático. =)


Sem comentários:

Enviar um comentário